A) Disciplinas de Tronco Comum
1. Disciplinas Obrigatórias
Introdução ao Agronegócio (Obrigatória, Mestrado e Doutorado – 03 créditos)
Conceitos básicos sobre o Agronegócio. Enfoque sistêmico. Atividades de produção, distribuição e comercialização de produtos e matérias primas agroalimentares. Principais correntes metodológicas. A construção do conceito de “agribusiness” e agronegócio. Definições correntes. Transformações estruturais na agricultura e no agronegócio. Perfis emergentes na estrutura de demanda de produtos agroalimentares. Experiências brasileiras e internacionais.
Metodologia de Pesquisa (Obrigatória, Mestrado e Doutorado – 03 créditos)
O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. A natureza da ciência e da pesquisa científica. Critérios de formalização do conhecimento científico. O processo de pesquisa: elementos constitutivos e seu desenvolvimento. Métodos e técnicas de pesquisa. Variáveis, hipóteses e dados. O projeto de pesquisa. Plano de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Coleta e tratamento de dados. Análise de dados. Relatório de pesquisa. O que é um artigo científico. Base de dados, sistema Qualis Capes e Fator de Impacto. Revisão da literatura. Softwares de gerenciamento de referências entre outros. Estratégias para publicação de artigos científicos. Escala de medidas. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade. Teste de hipótese. Amostragem. Regressão linear simples. Análise de variância.
Sistemas Socioeconômicos, Inovação e Interdisciplinaridade (Obrigatória, Doutorado – 02 créditos)
Agronegócio e seus sistemas componentes: sociais, econômicos, ecológicos e tecnológicos; conceitos e métodos de análise de sistemas; inovação tecnológica e gerencial e sua relação com o desempenho dos sistemas componentes do agronegócio; desempenho do agronegócio como resultante da multivariedade; interdisciplinaridade como instrumento de compreensão e gestão.
Seminários em Agronegócios (Obrigatória, Doutorado – 02 créditos)
Discussão dos fundamentos ontológicos e epistemológicos que condicionam a validade do conhecimento científico nos estudos interdisciplinares, especificamente o agronegócio. Temas Contemporâneos do Agronegócio. Elaborar e aprofundar os temas das teses dos alunos. Aprofundar os elementos fundamentais da tese: o objeto da pesquisa, o objetivo e a hipótese, bem como a abordagem metodológica da tese.
Exame de qualificação (Obrigatória, Mestrado e Doutorado – 00 crédito)
Apresentação do Projeto de Pesquisa/Tese.
B) Disciplinas de Área de Concentração (Linhas de Pesquisa)
Evolução da Agricultura Familiar (Mestrado e Doutorado, obrigatrória para os estudantes da Linha de Pesquisa Agricultura Familiar e Agronegócios – 2 créditos)
Panorama teórico da constituição da categoria “agricultura familiar”. Panorama da Agricultura Familiar no mundo. Panorama da Agricultura Familiar no Brasil. Oportunidades e desafios para a Agricultura Familiar: mercados, sociais e nas políticas públicas.
Evolução do Agronegócio (Mestrado e Doutorado, obrigatória para os estudantes da Linha de Pesquisa Competitividade e Sustentabilidade no Agronegócio – 2 créditos)
Panorama histórico e teórico do agribusiness no Brasil e no mundo. Trajetórias tecnológicas e paradigmas tecnológicos. O sistema agroindustrial nas diferentes abordagens teórico metodológicas.
C) Disciplinas Optativas
Agricultura Familiar e Políticas Públicas no Brasil (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Trajetória histórica do conceito de agricultura familiar no contexto brasileiro. A relação do Estado com a produção de alimentos no Brasil: uma história das políticas públicas para a agricultura familiar. Situação atual e perspectivas futuras para a agricultura familiar.
Agricultura Orgânica e Agronegócio (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Conceituação, histórico e princípios da Agroecologia e Agricultura Orgânica no Brasil e no mundo. A crise ecológica e a busca da sustentabilidade. Construção de agroecossistemas e a agricultura orgânica. Certificação orgânica. Indicadores quantitativos e qualitativos no processo de produção e nos produtos orgânicos. Análise do contexto econômico da agricultura orgânica. Serviços ambientais na agricultura orgânica e geração de renda. Organização dos produtores orgânicos – Ações Coletivas, Associativismo e Cooperativismo. Políticas públicas. Análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos da produção orgânica.
Agronegócio, Meio Ambiente e Sociedade (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
A disciplina trata de temas da atualidade relacionados a estudos referentes as interações entre agronegócio, sociedade, desenvolvimento e meio ambiente, com foco no consumo e no do desenvolvimento sustentável. Discute conceitos, tipos e integração de sistemas agroalimentares; Desenvolvimento sustentável; Processos, políticas, gestão da estratégia e inovações tecnológicas nos aspectos social, ambiental e econômica; Consumo, empresas e Meio Ambiente.
Análise Econômica (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
O comportamento do Consumidor. Demanda individual e de mercado. Custos da produção. Maximização de lucros e oferta competitiva. Análise de mercados competitivos. Estrutura de mercado. Demanda, consumo e produção de alimentos. Análise de mercados agrícolas. Teoria dos jogos, tomada de decisão e agronegócio.
Avaliação de Políticas Públicas (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Ciclo de vida das Políticas Públicas. Aspectos conceituais e metodológicos da avaliação de políticas e programas sociais: por que, para quê e quando avaliar? Métodos Básicos de Avaliação de impactos: Modelo de Resultados Potenciais, Métodos de Aleatorização, Diferenças em Diferenças. Análise de Retorno Econômico.
Cadeia Produtiva de Alimentos Orgânicos (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Caracterização e descrição da cadeia produtiva de alimentos orgânicos. Produção de matéria prima animal e vegetal. Segurança alimentar, alimento seguro, qualidade, competitividade e sustentabilidade. Diferenciação de produtos e processos. Legislação e certificação de orgânicos. Avanços tecnológicos na cadeia produtiva de orgânicos. Setores de insumos/bioinsumos, produção, processamento/industrialização e distribuição/comercialização. Diferentes formatos/arranjos de distribuição de produtos e alimentos orgânicos. Mercado consumidor interno e externo. Estudo de caso – exemplos de cadeias produtivas de alimentos e produtos orgânicos.
Configurações de Transação e Negócios Internacionais (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Abordagens ao estudo de internacionalização de empresas. Estratégias de internacionalização. Gestão de operações e investimentos no exterior: modos de entrada e modos de estabelecimento em mercados externos; gestão de cadeias produtivas regionais e globais. Experiências de internacionalização e de gestão de negócios internacionais de empresas brasileiras, de outros países emergentes e de países desenvolvidos.
Construtivismo de Mercados (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Conceitos a respeito de construção de mercados e economias. Definições a respeito de performatividade e práticas representativas em mercados. Formas e sócio-materialização de mercados. Teorias a respeito de construção de mercados. Papel e consequências representativas em mercados.
Economia Circular (Optativa, Doutorado – 02 créditos)
Antecedentes da Economia Circular. Conceitos, processos e objetivos da Economia Circular. Instrumentos legais e diretrizes. Economia Circular em nível Macro, Meso e Micro. Transição para a Economia Circular. Modelos de negócios circulares. Exemplos de Economia Circular no Agronegócio.
Estatística Avançada Aplicada ao Agronegócio (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Análise de Regressão Simples e Múltipla. Análise de Variância das Regressões. Variáveis binárias. Multicolinearidade, Heterocedasticidade e Autocorrelação. Regressão Logística. Análises Multivariadas: Análise de Agrupamentos, Análise Fatorial e Análise Discriminante.
Estágio de Docência (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Objetiva proporcionar estágio de docência supervisionado pelo professor orientador do aluno de Pós-Graduação. Elaboração de plano de estágio docente específico para cada turma da disciplina. Princípios básicos de Metodologia de Ensino. Elaboração de material didático para aulas. Auxílio ao orientador, ministrando disciplinas de graduação. Avaliação pelos alunos de graduação e pelo orientador da qualidade do material didático e aulas dadas pelos pós-graduandos. Elaboração pelos pós-graduandos de Relatório Final contendo em anexo os materiais relevantes. Esta disciplina é obrigatória para alunos bolsistas.
Gestão da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade nos Agronegócios (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Especificidades da produção agropecuária. Segmentos do agronegócio. Conceito de qualidade. Fundamentos de segurança do alimento. Segurança e qualidade na cadeia produtiva de alimentos de origem animal e vegetal. Desenvolvimento de produtos. Produção, processamento e distribuição. Normas e padrões de qualidade. Cadeia de suprimentos e cadeias curtas sob a ótica da qualidade. Certificação e rastreabilidade. Custos da qualidade. Gestão de pessoas com foco na qualidade. Inovação tecnológica e sustentabilidade. Diferenciação de produtos. Sustentabilidade e responsabilidade social. Ferramentas para mensuração do desempenho com o enfoque na qualidade. Globalização e alimento seguro. Papel da cultura e do consumidor na busca da qualidade.
Gestão de Programas e Projetos (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Teoria e normas sobre gerenciamento de programas e projetos aplicados ao contexto de organizações públicas e privadas contemporâneas.
História econômica do agronegócio na América Latina (Optativa, Doutorado – 02 créditos)
Características da pesquisa histórica e da história econômica comparada. O agronegócio e sua evolução na América Latina. Convergências e divergências na formação e na estruturação dos sistemas agroindustriais latino-americanos. A história da influência econômica, política, social e tecnológica nos mercados de commodities e não-commodities agropecuárias na América Latina. A disciplina será oferecida em língua espanhola, caso haja candidatos estrangeiros de países de língua espanhola matriculados.
Logística e Gestão de Cadeia de Suprimentos no Agronegócio (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
A importância de sistemas logísticos nas organizações empresariais e industriais. Gestão de Operações, Planejamento e Controle na Gestão de Operações. Tomada de decisão na administração. Sistemas de Informações Logísticos. O uso de sistemas logísticos como ferramentas de apoio à decisão. Avaliação de sistemas de informação. Organização e armazenamento de dados e de informações. Desafios e oportunidades relativas ao uso de sistemas operacionais na cadeia de suprimentos.
O Agronegócio e o Consumidor (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Comportamento do consumidor; fatores que influenciam o comportamento de consumo; processo de decisão de consumo. Inovações, tendências e consumo. Técnicas de coletas de dados; instrumentos de pesquisa.
Pesquisa Operacional Aplicada ao Agronegócio (Optativa, Mestrado e Doutorado – 04 créditos)
Introdução à pesquisa operacional; modelagem com programação matemática linear; solução através da análise gráfica; modelos do tipo dieta/ ração para animais; modelos do tipo mix de produção; modelos do tipo multi-indices; modelos de transportes; modelos de transformação; análise de sensibilidade; programação inteira mista e binária; problemas de localização de facilities (armazéns e fábricas); excel para otimização; software lingo para otimização; modelos matemáticos em formato de somatório; AIMMS para otimização.
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Apresentar os principais conceitos, abordagens, atores, instituições e instrumentos das políticas públicas. Estudar o processo das políticas públicas: a formação da agenda, a formulação, a decisão, a implementação e a avaliação. Utilizar diferentes ilustrações para a análise de políticas públicas específicas, direcionadas ao agronegócio.
Tópicos Especiais em Agronegócios I (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Assuntos relevantes e atuais no campo da agricultura familiar não tratados em disciplina obrigatórias ou optativas importante para realização dos trabalhos de pesquisa para serem ministradas em semestres específico.
Tópicos Especiais em Agronegócios II (Optativa, Mestrado e Doutorado – 02 créditos)
Assuntos relevantes e atuais no campo do agronegócio não tratados em disciplinas obrigatórias ou optativas importante para realização dos trabalhos de pesquisa para serem ministradas em semestres específica.